Memória Duke - Saúde e Segurança - Usina Chavantes - Valdinei Miquelin

Valdinei Miquelin

"Sou Valdinei Miquelin, nasci na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, em 25 de julho de 1964. Faço parte de uma família de seis irmãos, sendo duas mulheres e quatro homens. Sou o segundo mais velho. Morávamos na cidade de Porecatu, no Paraná, onde tem uma usina próxima, a usina de Capivara. Moramos ali com os meus pais, que ainda são vivos. Mas meus irmãos não estão mais naquela região, se formaram e foram para o estado do Mato Grosso, trabalhar lá. A gente vivia na área rural, e meus pais trabalhavam nas colheitas de café. Então, onde tivesse as melhores oportunidades para a colheita de café, eles iam trabalhar. Então trabalharam nessa região e depois no norte do Paraná, onde estava sendo povoado, recebendo muitas pessoas. Então minha família foi para lá ficou. Hoje, eles ainda estão lá, com exceção dos meus irmãos no Mato Grosso e de mim, que vim para Ourinhos.
Trabalho na usina de Chavantes e moro na cidade de Ourinhos com a minha família. Sou casado e tenho dois filhos, o Mateus de 11 anos e o Gustavo de dois anos e meio, quase três.
Minha formação profissional esteve dividida em duas fases bastante distintas. A primeira parte se deu na região de Porecatu, Presidente Prudente e Londrina, onde fiz administração de empresas, e um curso na área de segurança do trabalho, me formando em supervisor de segurança do trabalho em 1985. Como atuava numa empresa de geração de energia, havia necessidade de complementar esse aprendizado e buscar uma formação na área técnica relacionada à eletricidade, mecânica e eletromecânica. Então fiz uma complementação, um curso técnico voltado para energia e eletrotécnica. Essa foi a primeira parte da minha formação. Um pouco mais tarde, já buscando outra formação superior, eu me formei em Educação Física, que tem um paralelo forte com a segurança do trabalho porque busca trabalhar e entender o ser humano no que diz respeito a sua formação psicológica e física. Com isso eu consegui fazer a primeira grande relação entre a segurança do trabalho e o ser humano como um todo. Mais para frente um pouco, ainda nesta continuidade da formação, até pelas próprias necessidades que apareciam, busquei a formação em Engenharia Elétrica. Posteriormente a esta graduação, busquei também uma pós graduação em segurança do trabalho, que conclui agora, no finalzinho de 2008. Então, esta é a minha história de formação, tanto na parte técnica, quanto na parte superior. Todas sempre voltadas para o processo de geração de energia." (Trechos da entrevista realizada em 12/09/2012)